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Como cuidar da saúde na Primavera? REVISTA GLAMOUR
Como cuidar da saúde na Primavera?

A primavera é geralmente considerada uma estação alegre, feliz, contagiante, especialmente, para aqueles que vivem em locais onde o inverno é longo, frio e escuro.

A estação da primavera traz consigo dias mais longos, com mais sol e mais atividades.

Para as plantas é a hora de renascer, de florir, de germinar, porém para algumas pessoas, esses meses da primavera também podem trazer irritabilidade, momentos de maior ansiedade, sinusites, crises de alergias e até mesmo resfriados.

A estação da primavera é uma época de movimento expansivo e crescimento; de criatividade e planejamento. Na medicina oriental, a primavera está ligada ao elemento mental, que rege fígado e a vesícula biliar, que estão associados aos tendões, sendo responsáveis pelo fluxo suave de energia e sangue pelo corpo todo.

Ser mais ativo e passar mais tempo fora de casa (com todos os cuidados) podem ser ótimas maneiras de fortalecer as energias do fígado e da vesícula biliar durante os meses da primavera.

Uma das orientações para essa estação é imitar as árvores e flores que brotam e emergem, permitindo-nos germinar, crescer, florescer e alcançar objetivos maiores, e quem sabe melhores durante a primavera.

Como se manter saudável e alegre durante a primavera?

Movimente-se: o fígado precisa de movimento e você também, então saia seguramente e faça longas caminhadas na se possível natureza, observe as mudanças que acontecem ao seu redor e convide mudanças para entrar. Se desafie e inicie exercícios ou ioga.

Aceite a beleza do caos: organize sua casa, trabalho escritório e home office, desfaça-se das as coisas que você não precisa, daquelas que não conseguiu ou separou no inverno. Doe e crie o espaço para o novo entrar. Permita que coisas novas entrem em sua vida.

Elimine toxinas e purifique: na primavera é uma ótima época de começar uma dieta mais saudável e eliminar as toxinas para que o seu elemento madeira possa fazer seu trabalho com mais eficácia. Comece eliminando alimentos que estressem seu fígado e sua vesícula. Não coma demais. Tente comer mais devagar, saboreando os sabores. Desfrute da abundância de alimentos frescos e de coloração verde.

Flua com seus ressentimentos e comece de novo: rancores, raivas, frustrações e ressentimentos são indigestos e podem causar danos à energia do fígado. Pratique o perdão através de praticas integrativas e meditações.

Respire e coragem, hora de tentar algo novo: pense no que você gostaria de tentar, mesmo que pareça bobo ou assustador. O pequeno e delicado broto nunca saberia seu potencial se ficasse seguro dentro de sua semente. Comece a brotar, deixe-se florescer.

Cuide do seu corpo: beba muitos e muitos copos de água diariamente. Use água filtrada, em temperatura ambiente, se possível não gaseificada. Ao adicionar um pouco de suco de limão, folhas de hortelã e outras ervas que nutram o fígado. O sabor da primavera é o ácido. O excesso ou a falta de alimentos ácidos, como as frutas cítricas, podem desequilibrar a energia do fígado. Use-os com equilíbrio.

Recomenda-se nesta estação o uso de brotos, pequenas folhas verdes como salsa, coentro, cebolinha, manjericão e orégano. O alho-poró, legumes em geral, cebola, aipo, pães com farinha integral, chás de dente de leão ou boldo e espinafre são muito bons para essa época. Além deles, saladas temperadas com limão fresco e sopa de missô!
 
     
 
 
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