HOME
 
GALENICA
 
PRODUTOS
 
 
ATENDIMENTO
       
 
BLOG DA SAÚDE
     
 
Você está perdendo massa magra ou gordura? ATIVO
Você está perdendo massa magra ou gordura?

Além de uma batalha contra a balança, muitas pessoas buscam em dietas e exercícios a melhora estética em seus corpos.

Porém, muitas vezes, por mais que elas percam peso, não conseguem retirar aquelas indesejáveis gordurinhas, isso acontece por um “erro de trajeto”, onde a pessoa perde massa magra ao invés de gordura.

Esse além de ser um erro na busca por uma melhora no físico, pode ser extremamente danoso para o corpo, já que a massa magra é basicamente os nossos músculos. A falta deles no organismo pode levar à redução da taxa metabólica basal (energia gasta para se viver). Com essa redução há tendência, inclusive, para reganho de peso.

A Dra. Claudia Chang, pós-doutora em endocrinologia e metabologia pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, explica: “A gordura em excesso é prejudicial para o nosso corpo e realmente é preciso eliminá-la.”.

“Mas, o que ocorre é que muitas pessoas acabam investindo em dietas que resultam mais na perda de água e massa muscular do que na gordura. Por isso, quando se fala em emagrecimento, deve-se considerar além do número na balança, também a composição corporal”, completa a doutora.

Então fica o questionamento, quando saber que estou perdendo gordura ao invés de massa magra? A primeira dica para isso é acompanhar o desenvolvimento corporal, se continua havendo o acúmulo de gordura em regiões localizadas, mesmo que na balança seu peso esteja menor.

É claro que é importante não se pautar somente através desse tipo de evolução, da qual pode levar a um fenômeno chamado body checking, “um comportamento perigoso de checagem excessiva e constante do corpo, com uma extrema preocupação com a aparência física, podendo se tornar um distúrbio relacionado à autoimagem.”, afirma Chang.

Para não ficar refém do espelho, uma boa alternativa é acompanhar o desenvolvimento com o auxílio de uma fita métrica, medindo a circunferência do abdômen. Caso seja possível observar perda de peso e também redução dessa circunferência, pode ser que esteja acontecendo uma perda adequada de gordura.

Outra decisão importante a ser tomada enquanto se busca perder gordura é ser atendido por um especialista, que ainda por cima é capaz de fornecer uma abordagem específica para todos os fatores genéticos que ajudam ou atrapalham no emagrecimento correto.

Por fim, existem exames que conseguem avaliar o quanto há de gordura e de massa magra (músculos). Dentre eles, a bioimpedância e a composição corporal por DEXA. “A análise regular desses exames durante o processo de perda de peso auxilia muito nos resultados”, finaliza a endocrinologista.
 
     
 
 
ENVIE SUA RECEITA
AQUI EM NOSSO SITE!
 
 
         
HOME
GALENICA
PRODUTOS
Saúde e bem-estar
Beleza e estética
Fitness e nutrição
Emagrecedores
ATENDIMENTO
 
 
 
 
 
Razão Social: FARMACIAS GALENICA LTDA EPP
Licença Sanitária: nº 355030801-477-003189-1-4
Responsável Técnico: Hugo David Chaweles CRF: 44702

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
 
 
 
 
galenica@galenica.com.br
 
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1919
São Paulo/SP
 
Segunda a sexta,
das 8h às 19h
Sábado, das 9h às 13h